• Visita da Fundação Cultural de Curitiba ao Cedoc LGBTI+

  • Voltar
30/10/2021 por 

Representantes da Fundação Cultural de Curitiba estiveram na manhã de hoje, 29 de outubro, na sede do Grupo Dignidade. No encontro, que ocorreu no Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott – CEDOC LGBTI+, foram delineadas possíveis parcerias na área de cultura, principalmente patrimônio e literatura.

Entre os diversos esforços do CEDOC LGBTI+/ Grupo Dignidade para a preservação, difusão e pesquisa da história, memória e cultura LGBTI+, destacam-se a recente aquisição de 34 obras da escritora lésbica Cassandra Rios, que segundo a Comissão Nacional da Verdade foi a autora mais censurada durante a ditadura militar, e a realização do projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro” durante o ano de 2021. Além disso, foram realizados outros projetos, como a restauração, digitalização e disponibilização online de todas as edições do jornal Lampião da Esquina em 2010.

Sobre o CEDOC LGBTI+

Inaugurado pelo Grupo Dignidade em 14 de dezembro de 2007, o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott – CEDOC LGBTI+ é um importante acervo sobre a temática LGBTI+ nos mais variados suportes: livros, revistas, jornais, cartazes, produções acadêmicas, CD’s, DVD’s, fotos e documentos históricos dos grupos e movimento LGBTI+.

Entre as diversas atividades desenvolvidas pelo CEDOC LGBTI+ destacam-se o projeto que restaurou, digitalizou e disponibilizou online todas as edições do jornal Lampião da Esquina no ano de 2010. Em janeiro de 2021 a equipe do CEDOC LGBTI+ em parceria com o Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX) iniciou o projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro” com a gestão (separação, organização, higienização, acondicionamento e digitalização) do acervo doado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), organização LGBTI+ mais antiga (fundado em 1980) em funcionamento ininterrupto da América Latina.

Se você tem materiais sobre a temática LGBTI+ (livros, jornais, revistas, CDs, DVDs, fotos, folders, cartazes, produção acadêmica etc.) doe ao CEDOC LGBTI+:

Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott – CEDOC LGBTI+ | Av. Mal. Floriano Peixoto, 366, cj. 43 – Centro – Curitiba – PR | dignidade@grupodignidade.org.br | (41) 3222 3999 | 99725 3999 | www.cedoc.grupodignidade.org.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *