• Livros da Cassandra Rios passam pelo processo de higienização no Cedoc LGBTI+

  • Voltar
 por 

No final de agosto o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (Cedoc LGBTI+) adquiriu 34 obras da escritora Cassandra Rios, mulher lésbica que tematizou em diversos de seus livros o homoerotismo lésbico e que, segundo o Relatório da Comissão Nacional da Verdade, “foi a artista mais censurada deste país durante a ditadura militar”. Esses livros cuja importância é inestimável passarão nos próximos dias pelo processo de higienização.

A higienização é um processo de grande importância, sendo fundamental para o acervo bibliográfico e documental.

A varredura é realizada de forma mecânica, página a página, a seco, com o objetivo de retirar partículas sólidas, possíveis resíduos de insetos, bem como incrustações acumuladas com o passar do tempo.

As sujidades são um dos maiores agentes de deterioração das peças em suporte em papel (material orgânico) sendo assim, tal processo deve se tornar um hábito constante para prolongar a vida útil do material, seja ele livro ou demais documentos.

Sobre o Cedoc LGBTI+

Inaugurado pelo Grupo Dignidade em 14 de dezembro de 2007, o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott – Cedoc LGBTI+ é um importante acervo sobre a temática LGBTI+: livros, revistas, jornais, cartazes, produções acadêmicas, CD’s, DVD’s, fotos e documentos históricos do movimento LGBTI+.

Entre as diversas atividades desenvolvidas pelo Cedoc LGBTI+ destacam-se o projeto que restaurou, digitalizou e disponibilizou online todas as edições do jornal Lampião da Esquina no ano de 2010. Em janeiro de 2021 a equipe do Cedoc LGBTI+ em parceria com o Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX) iniciou o projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro” com a gestão (separação, organização, higienização, acondicionamento e digitalização) do acervo doado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), organização LGBTI+ mais antiga (fundado em 1980) em funcionamento ininterrupto da América Latina.

Se você tem materiais sobre a temática LGBTI+ (livros, jornais, revistas, CDs, DVDs, fotos, folders, cartazes, produção acadêmica etc.) doe ao Cedoc LGBTI+:

Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott – CEDOC LGBTI+ | Av. Mal. Floriano Peixoto, 366, cj. 43 – Centro – Curitiba – PR | dignidade@grupodignidade.org.br | (41) 3222 3999 | 99725 3999 | www.cedoc.grupodignidade.org.br

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.