• 14 anos do Centro de Documentação LGBTI+ Prof. Dr. Luiz Mott

  • Voltar
 por 

Hoje o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (Cedoc LGBTI+) comemora 14 anos de história. Inaugurado pelo Grupo Dignidade no dia 14 de dezembro de 2007, o Cedoc LGBTI+ homenageia o etno-historiador e decano do movimento LGBTI+ brasileiro Prof. Dr. Luiz Mott, incansável lutador pelos direitos humanos de LGBTI+ e autor de mais de uma dezena de livros e 200 artigos sobre homossexualidade, Hiv/ Aids, inquisição, escravidão e relações raciais.

Ao longo da sua trajetória o Cedoc LGBTI+ desenvolveu diversos projetos e atividades com destaque para a restauração, digitalização e disponibilização online de todas as edições do jornal Lampião da Esquina, a aquisição de livros e filmes para a atualização e ampliação do acervo e a colaboração em livros e documentários como o livro “Uma história de Dignidade…”, o DVD “Trilogia LGBT” com o documentário “Uma história de Dignidade” e o projeto impresso e audiovisual “Resgatando o Gala Gay do Clube Operário”.

Em 2009 o Cedoc LGBTI+ foi uma das iniciativas contempladas pelo PRÊMIO CULTURAL LGBT 2009 do Ministério da Cultura/ Secretaria da Identidade e da Diversidade Cultural (Minc/ SID), concurso parte do Programa Brasil sem Homofobia da Secretaria Especial de Direitos Humanos: Programa de Combate à Violência e à Discriminação contra LGBT e de Promoção da Cidadania Homossexual.

Desde janeiro de 2021 a equipe do Cedoc LGBTI+ em parceria com o Instituto Brasileiro de Diversidade Sexual (IBDSEX) desenvolve o projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro” com a gestão (separação, organização, higienização, acondicionamento e digitalização) do acervo doado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB), organização LGBTI+ mais antiga (fundado em 1980) em funcionamento ininterrupto da América Latina.

Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott – Cedoc LGBTI+ | Av. Mal. Floriano Peixoto, 366, cj. 43 – Centro – Curitiba – PR | dignidade@grupodignidade.org.br | (41) 3222 3999 | 99725 3999 | www.cedoc.grupodignidade.org.br 

#GrupoDignidade #IBDSEX #CedocLGBTI+ #CedocGrupoDignidade #CedocIBDSEX #HistoriaeMemoriaLGBTI+ #LGBTI+ #Gay #Pride #Diversidade

Deputado Federal Dr. Rosinha (esq.) e Prof. Dr. Luiz Mott (dir.) durante a cerimônia de inauguração do Cedoc LGBTI+
David Harrad, Luiz Mott, Dr. Rosinha, Toni Reis e Enéias Pereira (esq. p/ dir.)
Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.