• História: Grupo Dignidade, 30 anos de enfrentamento ao HIV/ Aids

  • Voltar
01/12/2022 por 

No 1º de dezembro de 2022, dia mundial de combate ao HIV/ Aids e ano em que o Grupo Dignidade completou 30 anos de história, trazemos um pedaço da história de sua história: a 4ª edição do boletim “Folha de Parreira” publicada em dezembro de 1992 (ano de fundação do grupo) para marcar o mês de enfrentamento ao HIV/ Aids.

O boletim “Folha de Parreira” foi a maneira encontrada pelo Grupo Dignidade para se comunicar com a comunidade LGBTI+ numa época que não existiam redes sociais ou smartphones. O grupo publicou o primeiro boletim em junho de 92 para marcar o mês do orgulho LGBTI+:

Queríamos comemorar o dia 28 de junho e comunicar o que era discutido entre quatro paredes. Também estavam acontecendo nas comunidades casos de HIV/Aids, e nós tínhamos que fazer a nossa parte na divulgação, prevenção e cidadania. Decidimos que isso seria em forma de jornal. O nome é inspirado na Bíblia. Quando Deus expulsou Eva e Adão do Paraíso porque ‘comeram a maçã’, deu uma folha de parreira para tampar a sexualidade. Como era a primeira repressão ao ato sexual, o informativo era para ser a representação da libertação e revolução. Fomos até o Sinttel (Sindicato dos Trabalhadores em Telecomunicações do Paraná) e eles se prontificaram a imprimir se levássemos o papel. Daí, também não tínhamos dinheiro para o papel sulfite. Éramos todos duros. Mal havia dinheiro para viver, quanto mais para militar.

Uma história de Dignidade. Curitiba: Grupo Dignidade, 2008, p. 24

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *