• Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott – Cedoc LGBTI+ 15 anos (2007-2022)

  • Voltar
14/12/2022 por 

Inaugurado pelo Grupo Dignidade em 14 de dezembro de 2007, o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (Cedoc LGBTI+), um dos mais relevantes acervos sobre a temática LGBTI+ do Brasil, comemora hoje 15 anos de atuação na preservação, pesquisa e difusão da temática LGBTI+. Sua criação foi possível graças a uma emenda parlamentar do, na época, Deputado Federal Dr. Rosinha (PT – Paraná).

O Cedoc LGBTI+ homenageia o etno-historiador Profº Dr. Luiz Mott, ativista fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB) em 1980, decano do movimento LGBTI+ brasileiro e pesquisador “Autor de mais de uma dezena de livros e mais de 200 artigos sobre Escravidão, Inquisição, Relações Raciais, História da Sexualidade, Homossexualidade, Aids.” (Veja: https://luizmottblog.wordpress.com/)

Em dezembro de 2007 o jornal “Paraná No Ar” da Record noticiou a criação do Cedoc LGBTI+ na reportagem “Biblioteca para homossexuais é inaugurada em Curitiba”, veja https://www.youtube.com/watch?v=J1zJ4XhDR5g&t=90s

Nesse dia de comemoração, nós pesquisadores, estudantes, colaboradores e voluntarias/os/es do Cedoc LGBTI+ deixamos registrado nossa mais profunda gratidão ao Prof. Luiz Mott, nosso eterno padrinho, ao Dr. Rosinha pela generosidade e aos idealizadores desse espaço, Toni Reis e David Harrad.

Sobre o Cedoc LGBTI+

Entre os diversos projeto e ações desenvolvidas pelo Cedoc LGBTI+ destaca-se:

1️⃣O projeto “Lampião da Esquina” (2010) que restaurou, digitalizou e disponibilizou online todas as edições do primeiro jornal feito por e para LGBTI+ a circular em todo território brasileiro

2️⃣O projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro” que desde 2021 está tratando o impressionante acervo documental doado pelo GGB ao Cedoc LGBTI+

3️⃣A exposição “História de Dignidade e Orgulho” realizada no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba entre junho e agosto de 2022 com mais de 1600 visitantes.

O acervo do Cedoc LGBTI+ é formado por livros, revistas, jornais, cartazes, produções acadêmicas, CD’s, DVD’s, fotos e documentos históricos do movimento LGBTI+. Se você tem materiais sobre a temática LGBTI+ (livros, jornais, revistas, CDs, DVDs, fotos, folders, cartazes, produção acadêmica etc.)

Doe ao Cedoc LGBTI+

Av. Mal. Floriano Peixoto, 366, cj. 43 – Centro – Curitiba – PR
Atendimento de segunda a sexta, das 13 às 18 horas.
Agendamento: dignidade@grupodignidade.org.br ou pelo WhatsApp (41) 32223999

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *