ALBERTO ALEXANDRE SCHMITZ II

COORDENADOR DO CEDOC LGBTI+

Mestre na linha de pesquisa Arte, Memória e Narrativa (AMENA) do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná (PPGHIS/ UFPR). Graduado em História pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) no qual desenvolveu a pesquisa “Saindo do Gueto”: a emergência do Movimento Homossexual Brasileiro na perspectiva do jornal Lampião da Esquina (1978-1981). Atualmente coordena o Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott (Cedoc LGBTI+) da organização não governamental Grupo Dignidade no qual executa o projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro”. 

Lattes

ALISSON GONÇALVES

PESQUISADOR

Doutorando em História pelo PPGHIS da UFPR (Curitiba/Pr.)- 2023. , integrante da linha de pesquisa Artes, Memória e Narrativa (AMENA). Mestre em História pelo PPGH/UEPG (Ponta Grosa/Pr.)- 2022, integrante do Laboratório de Estudos de Gênero, Diversidade, Infância e Subjetividades LAGEDIS/UEPG- 2019. Graduado em História pela UNICENTRO (Guarapuava- Pr.)- 2008. Especialização em Gênero e Diversidade na Escola (2017). Pesquisador no projeto “Paraná Mais Diversidade: Promovendo a Inclusão e a Cidadania LGBTI+ no Paraná” do Grupo Dignidade (Curitiba/Pr.)- 2024. Professor da rede pública pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná desde 2012.

Lattes

IZABELA DE PAULA GOMES

PESQUISADORA

Mestranda pelo Programa de Pós-graduação em História Pública (PPGHP) da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) – Campus de Campo Mourão. Graduada em História pela mesma instituição. Bolsista CAPES. Secretária Executiva da Revista NUPEM (Qualis A4). É integrante do Grupo de Pesquisa Cultura e Relações de Poder da Universidade Estadual do Paraná (Unespar) e Pesquisadora no projeto “Paraná Mais Diversidade: Promovendo a Inclusão e Cidadania LGBTI+ no Paraná” do Grupo Dignidade. 

Lattes

VANESSA CRISTINA DA ROSA BUENO

PESQUISADORA

Graduanda em Museologia pela Universidade Estadual do Paraná. Licenciada em História pelo Centro Universitário Internacional Uninter, 2018 e técnica em Secretariado, 2019. Possui experiência na área de acervos: documentação museológica, organização, acondicionamento, tratamento, digitalização de coleções; conservação preventiva de acervos bibliográficos e documentais. Participou como bolsista no Projeto de Iniciação Científica da Unespar, 2022/2023, pesquisando sobre feminismo, decolonialidade e coleções; do Projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro”, do Grupo Dignidade/CEDOC LGBTI+, 2021/2022. Atualmente, é pesquisadora no Projeto “Paraná Mais Diversidade”, Eixo Patrimônio e Cultura também pelo Grupo Dignidade/CEDOC LGBTI+. Tem interesse nas áreas de Museologia Social, Museologia LGBT e Feminismo.

Lattes

PESQUISADORES ASSOCIADOS

JOSNEL GARCIA DE CARVALHO

COORDENADOR DO EIXO PATRIMÔNIO E CULTURA DO PROJETO “PARANÁ MAIS DIVERSIDADE”

Josnel Garcia de Carvalho nascido em janeiro de 1994 na cidade de Araruna, trabalha com teatro, linguagem corporal e voz desde 2002. É engenheiro químico, produtor cultural, ator, iluminador, figurinista, contador de histórias, ilustrador, programador visual e assistente de direção. Iniciou nos palcos como bailarino, no 2º Festival de Dança do município de Içara/SC. Em 2008 ingressou no curso de Teatro na Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes e no grupo de teatro Façart (Içara/SC). Em 2021 fez o curso de direção de produção, ministrado por Laura Haddad e Michele Menezes do QG da Produção (Curitiba/PR). Atualmente atua com produção cultural, contações de histórias, ilustração e programação visual.

Lattes

JULIO TEODORO DA COSTA

Julio Teodoro é Doutorando pelo Programa de pós gradação em Design, linha de concentração Teoria e História do Design, pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestre pelo programa de Pós-Graduação em Tecnologia e Sociedade, linha de concentração mediações e Culturas, pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), e formado em Tecnologia em Design gráfico pela UTFPR. Membro dos grupos de pesquisa Teoria, História e crítica do design e atividades projetuais, da UFPR, e Design e Cultura, da UTFPR, Membro voluntário do Centro de Documentação Prof. Dr. Luiz Mott, no grupo Dignidade. Possui interesse nas áreas de: Design gráfico, Teoria e história do Design, semiótica, comunicação, metodologias de design, Cultura Material, Design e movimentos Sociais, estudos de gênero e identidade, história do movimento homossexual Brasileiro. 

Lattes

LUCAS A. OLIVEIRA

Mineiro. Doutorando em Design no Programa de Pós-Graduação PPGDesing, na UFPR e Mestre em Mediações e Culturas, no Programa de Pós-Graduação Tecnologia e Sociedade, na UTFPR. Se declara e se entende como uma pessoa hifenizada – veado-jovem deslocado-periférico. Atualmente busca tensionar em suas pesquisas questões pertinentes aos grupos que faz parte ou transita, principalmente aquelas relacionadas ao campo das artes visuais e das pautas LGBTQIAP+.

Lattes

LUCAS SOARES DE SOUZA

Doutorando em Comunicação e Linguagens, pela Universidade Tuiuti do Paraná. Vinculado à Linha de Pesquisa Estudos do Cinema e Audiovisual. Bolsista CAPES-PROSUP. Participante do Grupo de Pesquisa TELAS: cinema, televisão, streaming e experiência estética. Mestre em Cinema e Artes do Vídeo pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR). Foi membro do grupo de pesquisa EIKOS – Imagem e Experiência Estética (UNESPAR / PPG-CINEAV / CNPq). Licenciado em Artes Visuais pelo Centro Universitário Claretiano. Bacharel em Estética e Teoria do Teatro, pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Tem interesse na área de Artes, principalmente em Teatro, Cinema e Artes Visuais.

Lattes