O artigo faz parte da pesquisa de Doutoramento desenvolvida por Julio Teodoro da Costa, sob orientação do Prof. Dr. Ronaldo de Oliveira Corrêa no Programa de Pós-Graduação em Design da UFPR, na linha de pesquisa em Teoria e História do Design.
É fruto de reflexões sobre o periódico Folha de Parreira (1992-2000), visando posicioná-lo em relação a alguns acontecimentos da década de 1990, em especial o fenômeno conhecido como GLS, bem como com algumas discussões relacionadas ao consumo e o design gráfico. Para tanto, o artigo é estruturado de modo a apresentar o periódico em questão, apresentando algumas informações para contextualizar sua produção. Na sequência apresentou-se o grupo Dignidade, ONG voltada para a militância LGBTQIA+, atuante em Curitiba – PR que, entre outras atividades, produziu e distribuiu o periódico. Para uma contextualização sobre a década de 1990, focou-se em alguns acontecimentos, como um maior surgimento de ONGs e coletivos voltados para o ativismo homossexual no Brasil, o GLS (Gays, Lésbicas e simpatizantes), o acesso a tecnologias digitais e de editoração eletrônica, e ao cenário de fluxos intensificados pela globalização.
Foi publicado na coletânea dos trabalhos apresentados no Simpósio de Design e Cultura Pop, coordenado pelas pesquisadoras doutora Lindsay Cresto (UTFPR) e doutora Claudia Rodrigues (UTFPR), que fizeram parte das atividades do 2º ECONPOP – Encontro de Consumo e Cultura Pop, que aconteceu na UFPR em junho de 2022.
O texto pode ser conferido na íntegra no link abaixo: