O Cedoc LGBTI+ | Centro de Documentação LGBTI+ Prof. Dr. Luiz Mott da organização não governamental sem fins lucrativos Grupo Dignidade foi uma das iniciativas contempladas pelo Prêmio Pontos de Memória 2023 – Edição Helena Quadros – do Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM), Autarquia Federal vinculada ao Ministério da Cultura (MinC).
Entre as iniciativas da região sul, o Cedoc LGBTI+ ficou em 2º lugar com pontuação final de 99,5 na categoria Entidade Cultural (pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de caráter cultural, que apoie ou desenvolva programas, projetos e ações de museologia social para a identificação, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial de comunidades específicas, visando ao reconhecimento e à valorização da memória coletiva).
Certificação do Cedoc LGBTI+ como Ponto de Memória
No dia 22 de maio de 2023, o Cedoc LGBTI+ foi certificado pelo IBRAM/ MinC como “Ponto de Memória”. A certificação “comprova que a entidade cultural apoia ou desenvolve programas, projetos e ações de museologia social, pautadas na gestão participativa e no vínculo com a comunidade e seu território, visando à identificação, registro, pesquisa e promoção do patrimônio material e imaterial, contribuindo para o reconhecimento e valorização da memória social brasileira.”.
Sobre o Cedoc LGBTI+
Prestes a completar 16 anos de atuação ininterrupta, o Cedoc LGBTI+ (inaugurado pelo Grupo Dignidade no dia 14 de dezembro de 2007) e guarda um dos maiores e mais relevantes acervos brasileiros sobre a temática LGBTI+ nos mais variados suportes: livros, jornais, revistas, produções acadêmicas (artigos, trabalhos de conclusão de curso, teses e dissertações), CD’s, DVD’s, fotografias, folhetos, cartazes e grande quantidade de documentos dos grupos, dos projetos e do movimento LGBTI+. Além da temática LGBTI+, com materiais nacionais e internacionais, o acervo também abrange temas correlatos como educação, direitos humanos, saúde, prevenção às IST’s/ Hiv/ Aids, etc.
Entre os diversos projeto, programas e ações desenvolvidas pelo Cedoc LGBTI+ destaca-se o projeto “Lampião da Esquina” (2010) que restaurou, digitalizou e disponibilizou online todas as edições do primeiro jornal feito “por” e “para” LGBTI+ a circular em todo território brasileiro, o projeto “Acervo Histórico LGBTI+ Brasileiro” que desde 2021 está tratando o acervo doado pelo Grupo Gay da Bahia (GGB) ao Cedoc LGBTI+, a exposição “História de Dignidade e Orgulho” realizada no Museu da Fotografia da Cidade de Curitiba entre junho e agosto de 2022 e a exposição “Memórias da (r)existência LGBTI+ no Paraná” que ficou em cartaz entre maio e setembro de 2023 no Museu da Imagem e do Som (MIS/ PR) com um público de 5.060 pessoas.
Pontos de Memória
Segundo o IBRAM o “Programa Pontos de Memória reúne um conjunto de ações e iniciativas de reconhecimento e valorização da memória social, de modo que os processos museais protagonizados e desenvolvidos por povos, comunidades, grupos e movimentos sociais, em seus diversos formatos e tipologias, sejam reconhecidos e valorizados como parte integrante e indispensável da memória social brasileira. Tem como objetivo principal contribuir para o desenvolvimento de uma política pública de direito à memória, com base no Plano Nacional Setorial de Museus e Plano Nacional de Cultura.”.
Centro de Documentação Profº Dr. Luiz Mott (Cedoc LGBTI+)
Av. Mal. Floriano Peixoto, 366, cj. 43 – Centro – Curitiba – PR | Atendimento de segunda a sexta, das 13 às 18 horas | Agendamento: dignidade@grupodignidade.org.br ou pelo WhatsApp (41) 995898636